O ano de 2023 foi recheado de histórias no esporte. Seja duelos futebolísticos que serão lembrados por anos ou conquistas de esportistas capixabas que ficarão marcados na memória. Pensando nisso, o ES Hoje apresenta a retrospectiva esportiva deste ano.
Em relação às notícias, também relembramos histórias vividas no primeiro e no segundo semestre. Leia também!
Janeiro
ETERNO DINAMITE
O mês de janeiro começou com a morte de um grande esportista mundial. No dia 8, Roberto Dinamite, o maior ídolo da história do Vasco, faleceu, no Rio de Janeiro, em decorrência de um tumor no intestino. O ex-jogador foi velado em São Januário. Com a camisa do Cruzmaltino, Dinamite conquistou um campeonato brasileiro (1974) e cinco cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).
A despedida a Roberto Dinamite provocou comoção nacional, tanto quanto a abertura dos campeonatos estaduais. O carioca foi o primeiro a começar, mas o campeonato capixaba, a competição mais importante do Espírito Santo, estreou com a partida entre Serra e Estrela do Norte. A equipe serrana venceu a partida por 1 a 0.
DANIEL ALVES DETIDO
No dia 20 de janeiro, o então jogador Daniel Alves foi detido na Espanha, acusado de estupro e abuso sexual em uma boate em Barcelona, em dezembro de 2022. O ex-jogador segue preso há 11 meses e responde formalmente por estupro.
PRIMEIRO VICE
Em um ano com muitas disputas de título, o Flamengo perdeu o primeiro deles no dia 28 de janeiro, diante do Palmeiras. O jogo em questão era a Supercopa do Brasil, disputada entre os campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Abel Ferreira venceu o Flamengo por 4 a 3. Os gols foram marcados por Gabriel Menino e Raphael Veiga, ambos duas vezes, para a equipe Alviverde, enquanto os Rubro-Negros marcaram com Gabigol (2x) e Pedro.
Fevereiro
DERROTA NO MUNDIAL
O mês de fevereiro começou de uma forma triste para a nação Rubro-Negra, após perder o título da Supercopa do Brasil para o Palmeiras, a equipe de Vitor Pereira foi derrotada ainda na semifinal do Mundial de Clubes para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, por 3 a 2. Os gols da equipe saudita foram marcados por Salem Al-Dawsari (2x) e Luciano Vietto. Pelo lado rubro negro, Pedro também marcou duas vezes.
Com a derrota, o Flamengo foi disputar o terceiro lugar da competição diante da equipe egípcia Al-Ahly, e vencendo a partida por 4 a 2, conquistou o terceiro lugar no Mundial de Clubes de 2022.
MARCELO NO FLU
No dia 24 de fevereiro, o Fluminense agitou o mercado de transferências, anunciando o lateral-esquerdo Marcelo, um dos maiores jogadores brasileiros da atualidade. O atleta foi revelado pelo Fluminense, mas saiu cedo para o Real Madrid, da Espanha, onde conquistou diversos títulos, entre eles, cinco Ligas dos Campeões.
FIFA THE BEST
No dia 27 de fevereiro, a Fifa anunciou que o prêmio de melhor jogador do mundo iria para o craque argentino Lionel Messi. O prêmio foi entregue a Messi na sala de concertos Salle Pleyel, em Paris, na França. O que pesou a favor do craque foi o seu desempenho durante a Copa do Mundo de 2022, onde levou a Argentina ao tricampeonato mundial.
Foto: divulgação
Março
REFORMA DO SALDANHA DA GAMA
Começando o mês de março, um anúncio importante agitou o cenário do basquete capixaba. Em parceria com o capixaba Anderson Varejão, o Cleveland Cavaliers, equipe da NBA, anunciou a reforma de duas quadras externas do Clube do Saldanha da Gama.
A iniciativa da equipe tinha como intuito aumentar a presença do time de basquete no Brasil. O plano de ações da franquia passa por diversas atividades, entre elas as reformas das quadras, ações sociais, camps, conteúdos em plataformas digitais, entre outros, levando o esporte às comunidades, visando aproximar ainda mais o time dos fãs brasileiros.
RECORDE DE MEDALHAS NO MUNDIAL DE KICKBOXING
Com onze atletas capixabas, a delegação brasileira da Copa do Mundo de Kickboxing conquistou dez medalhas no Mundial de Kickboxing, em Tirol, na Áustria. No total, foram três de ouro, duas de prata e cinco de bronze.
O Brasil é o único país do continente sul-americano a disputar a Copa do Mundo da modalidade e o número de pódios é um recorde no evento. Na classificação final, a delegação terminou em 18° entre os 34 países participantes da competição.
Abril
Foto: Henrique Montovanelli/FES
REAL NOROESTE TRICAMPEÃO CAPIXABA
Já no futebol capixaba, a história se repetiu mais uma vez. O Real Noroeste venceu o Nova Venécia por 3 a 1, no jogo de volta da final do campeonato, e se sagrou campeão pela terceira vez consecutiva.
Os gols da equipe Merengue foram marcados por Alysson Caucaia e Robert (2x), enquanto Emerson Martins marcou para o Leão do Norte. O resultado demonstrou mais uma vez que a equipe do norte do estado tem criado um projeto sólido para a competição.
Atletas de Vila Velha conquistam ouro no Campeonato Brasileiro Paralímpico. Foto: PMVV
CAPIXABAS CONQUISTAM OURO NO BRASILEIRO PARALÍMPICO
O ano de 2023 também foi muito importante para o Esporte Paralímpico, entre os dias 19 e 22 de abril, aconteceu o Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico, em São Paulo. Os atletas de Vila Velha, Wendel Xavier, Nicolas Oliveira e Mayara Santos conquistaram medalhas de ouro em suas respectivas modalidades.
Wendel levou o ouro no salto em distância sub-20. Atingindo a distância de 6,23 metros, o atleta quebrou o recorde brasileiro. Já Nicolas conquistou a sua primeira medalha de ouro na modalidade de salto em distância sub-17, quebrando o recorde na sua categoria ao alcançar 5,63 metros. Já Mayara garantiu o ouro na corrida de 1.500 metros, com tempo recorde de 06:42.30, e, além disso, também conquistou a medalha de prata na prova dos 800 metros.
HUGO CIBIEN NA STOCK SERIES
Outro anúncio muito importante foi a entrada do piloto capixaba, Hugo Cibien, na Stock Series, divisão de acesso para a Stock Car, principal campeonato do automobilismo brasileiro. Cibien correu pela equipe W2 Progp Racing, que tem sede no Rio de Janeiro.
FLUMINENSE VENCE O CARIOCA
9 de abril aconteceu a final do Campeonato Carioca, no confronto Fla-Flu. Após perder a primeira partida para o Flamengo por 2 a 0, no jogo de ida do campeonato carioca, o Fluminense reverteu a vantagem e goleou a equipe rubro-negra por 4 a 1, no dia 9 de abril.
Os gols da partida foram marcados por Marcelo, Cano (2x), e Alexsander, enquanto Ayrton Lucas descontou para o Flamengo. A derrota no clássico culminou na demissão de Vitor Pereira do comando técnico rubro-negro.
Maio
RIO BRANCO VIRA SAF
Uma importante notícia chegou ao futebol capixaba em maio. No dia 25, o Rio Branco Atlético Clube anunciou a venda de seu futebol a um fundo de investidores, criando assim, a primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF), no Espírito Santo.
Composta pelos fundadores das startups Zaitt e Shipp, os investidores assinaram um acordo de um investimento de, no mínimo, 50 milhões em dez anos. Dentro desse valor, 10 milhões de reais serão destinados à infraestrutura do clube, incluindo a construção de um centro de treinamento.
FLU GOLEIA RIVER PLATE
No decorrer do ano, paralelamente a tudo isso, também acontecia a Copa Libertadores da América, principal competição do continente. Entre as partidas das equipes brasileiras na fase de grupos, um resultado chamou a atenção. O Fluminense venceu o River Plate por 5 a 1, no Maracanã, com direito a três gols do artilheiro Germán Cano e dois de Jhon Arias. O resultado encaminharia bem a equipe de Fernando Diniz ao mata-mata da competição.
BOM COMEÇO DO BOTAFOGO
Enquanto isso, no futebol nacional, acontecia o Campeonato Brasileiro. No dia 28, a surpreendente equipe do Botafogo venceu o América-MG, por 2 a 0, em Belo Horizonte, e chegou aos 21 pontos em apenas 8 jogos, tornando assim, uma forte candidata ao título brasileiro de 2023, abrindo cinco pontos do vice-líder Palmeiras. Os gols da equipe foram marcados por Junior Santos e Luis Henrique.
Junho
BOTAFOGO SE TORNA FAVORITO
No dia 25 de junho, o duelo entre Palmeiras e Botafogo, em São Paulo, virou a atenção dos torcedores brasileiros. De um lado, uma das equipes mais vencedoras dos últimos anos, do outro uma surpreendente equipe brigando pelo título. E no confronto, o Botafogo fez valer o momento, com um gol de Tiquinho Soares, a equipe venceu o Palmeiras por 1 a 0, fora de casa. Até o momento, eram 30 pontos em 36 possíveis.
LUIS CASTRO FORA
Apesar do início de campeonato avassalador, o Botafogo não contaria com um percalço no caminho. O técnico português Luis Castro, há mais de um ano no clube, aceitaria a proposta da equipe do Al-Nassr, da Arábia Saudita, sendo convencido principalmente pelo seu compatriota, Cristiano Ronaldo. O técnico deixou a equipe na liderança da competição, com sete pontos de vantagem sobre o vice-líder Grêmio.
VASCO LUTA CONTRA REBAIXAMENTO
Na luta contra o rebaixamento desde o início do campeonato, no dia 23 de junho, o Vasco demitiu o técnico Mauricio Barbieri, após a derrota para o Goiás, por 1 a 0, em São Januário. No Campeonato Brasileiro, o então comandante teve um aproveitamento ruim, apenas 18%. Na competição foram 7 derrotas, 3 empates e apenas 1 vitória.
Julho
ESQUIVA DERROTADO
O mês de julho não começou bem para o boxeador capixaba Esquiva Falcão. Lutando pelo cinturão do peso-médio do boxe contra o alemão Vicenzo Gualtieri, em Wuppertal, na Alemanha, Esquiva foi derrotado por decisão dos juízes.
Apesar de um início promissor, o capixaba viu o alemão melhorar ao longo da luta, acertando um gancho e conectando importantes golpes ao longo dos rounds. Em duas oportunidades, Esquiva alegou golpe baixo de Vicenzo, porém o juiz reconsiderou o golpe apenas no primeiro golpe. Ao fim da luta, o alemão venceu por decisão unânime (116-110, 117-109 e 116-110).
PA CAMPEÃO BRASILEIRO
Também em julho, o capixaba Paulo André foi campeão da prova de 100 metros masculina da competição Troféu Brasil de Atletismo, realizada em Cuiabá, no Mato Grosso. Essa foi a sexta vez que o atleta foi campeão da competição. Além disso, com a vitória o atleta se classificou para o Mundial de Atletismo de 2023, que foi realizado em Budapeste, na Hungria.
FERNANDO DINIZ NA SELEÇÃO
Após resultados ruins do técnico interino Ramon Menezes no comando da seleção brasileira, o presidente da CBF Ednaldo Rodrigues, buscou Fernando Diniz, comandante do Fluminense, para treinar a Seleção. Na decisão, Diniz pôde optar por continuar no comando do Tricolor carioca enquanto comandava o Brasil.
MOMENTOS DO FUTEBOL
No primeiro momento futebolístico de julho, o Botafogo venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 0 e alcançou a maior vantagem da competição até então, 13 pontos do vice-líder. Os gols foram marcados por Eduardo e Di Plácido. Nesta altura do campeonato eram 39 pontos em 15 jogos, sendo 13 vitórias e apenas duas derrotas.
Ainda no campeonato brasileiro, já no fim de julho, um momento abalou o vestiário do Flamengo. Após vencer o Atlético Mineiro por 2 a 1, no Estádio Independência, o preparador físico Pablo Fernandez, da comissão de Sampaoli, desferiu um soco no rosto do centroavante Pedro. Com a agressão, Pedro fez um boletim de ocorrência e o Flamengo decidiu desligar Pablo da comissão técnica de Sampaoli.
Outro momento foi a estreia da Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo no Grupo F. Com três gols da atacante Ary Borges e um de Bia Zaneratto, o Brasil venceu o Panamá por 4 a 0, na Austrália.
Já no futebol capixaba, o Vitória foi a única equipe capixaba a se classificar para a fase mata-mata da Série D de 2023, após uma combinação de bons resultados para o Alvianil. Na fase 16 avos de final, a equipe capixaba enfrentou o Ceilândia, de Brasília, e venceu a primeira partida por 1 a 0, no Salvador Costa. Apesar do bom resultado, no jogo de volta o Vitória perdeu por 3 a 0 para a equipe de Brasília e deixou a competição.
Agosto
SERRA CAMPEÃO DA COPA ESPÍRITO SANTO
No fim do mês de agosto, a segunda competição mais importante do estado foi decidida. O Serra venceu o Rio Branco por 3 a 2, no estádio Kleber Andrade, e se sagrou campeão da Copa Espírito Santo de 2023. Os gols da equipe campeã foram marcados por Zé Gatinha, Thiaguinho (contra) e Matheus Costa, enquanto para o Capa Preta João Prado e Romário diminuíram o placar.
CAPIXABAS CLASSIFICADAS PARA PARIS 2024
Foto: Sesport
Com o talento das capixabas Déborah Medrado e Sofia Madeira, a seleção brasileira de conjunto de ginástica rítmica conquistou a vaga para a Olimpíada de Paris. As ginastas terminaram em sexto lugar geral no Campeonato Mundial de Valência, na Espanha, encerrado no fim de agosto e, com o resultado, garantiram a classificação para os Jogos Olímpicos, que acontecerão em 2024.
SELEÇÃO ELIMINADA NA COPA DO MUNDO
O mês de agosto foi marcado por grandes momentos no futebol brasileiro e mundial. Após ser derrotado pela França, por 2 a 1, na Copa do Mundo Feminina, o Brasil empatou com a Jamaica no último confronto da fase de grupos da competição e foi eliminado da Copa do Mundo.
Além da derrota, a partida representou também a despedida da Seleção da maior jogadora da história do futebol feminino, Marta. Após o apito final, a jogadora confirmou que essa foi sua última Copa do Mundo.
PAYET NO VASCO
Após anunciar um pré-contrato e ser recepcionado pela torcida no aeroporto em plena madrugada, o meia francês Dimitri Payet foi oficialmente anunciado como jogador do Vasco da Gama. Até aqui, o francês participou de 17 partidas, marcando 2 gols e dando 1 assistência.
FLAMENGO ELIMINADO DA LIBERTADORES
Ainda no futebol carioca, após vencer o Olimpia, por 1 a 0, no Maracanã, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, o Flamengo perdeu de virada para os paraguaios no jogo da volta, no Paraguai, por 3 a 1. O resultado eliminou a equipe Rubro-Negra da maior competição da América. Além disso, acabou com a possibilidade de um eventual Fla-Flu nas quartas de final da competição.
ESPANHA CAMPEÃ FEMININA
Agosto também foi mês de final de Copa do Mundo feminina. Pela primeira vez na história a Espanha levantou a taça da competição, após vencer a Inglaterra por 1 a 0, na Austrália. O único gol da partida foi marcado por Olga Carmona. As espanholas chegaram ao primeiro título da competição em sua terceira participação em Copa na história.
Setembro
CLEVELAND ENTREGA QUADRAS DO SALDANHA
Também no mês de setembro, a equipe de basquete da NBA, Cleveland Cavaliers, e o capixaba e ídolo da equipe Anderson Varejão entregaram duas quadras totalmente reformadas ao Clube de Regatas Saldanha da Gama, centenária agremiação em Vitória – fundado em 1902.
A reforma completa levou cerca de dois meses para ser concluída e inclui duas quadras com piso novo e personalizado, tabelas, postes de luz, pintura dos muros, nova rede elétrica e dutos de galerias subterrâneas, entre outras melhorias. Cada detalhe foi cuidadosamente pensado para garantir que torcedores e atletas do clube possam desfrutar do novo espaço.
SELEÇÃO FEMININA DE TÉCNICO NOVO
Logo no primeiro dia do mês, a CBF anunciou Arthur Elias, técnico multicampeão do Corinthians feminino, como novo técnico da Seleção Brasileira. Arthur substituiu Pia Sundhage, que foi demitida da seleção após o péssimo resultado na Copa do Mundo de 2023, na Austrália.
Em sua passagem pelo Corinthians, o comandante empilhou títulos no futebol brasileiro. Arthur venceu quatro campeonatos brasileiros (2018, 2020, 2021 e 2022), três Copas Libertadores (2017, 2019 e 2021) e três campeonatos paulistas (2019, 2020 e 2021). Antes do Timão, Arthur passou pelas equipes femininas Centro Olímpico, Audax e Nacional-AC.
BRASIL GOLEIA BOLÍVIA NA ESTREIA DE DINIZ
Na primeira partida de Fernando Diniz à frente do comando da Seleção Brasileira masculina, a equipe goleou a Bolívia por 5 a 1, no Estádio Mangueirão, em Belém, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Os gols foram marcados por Rodrygo (2x), Neymar (2x) e Raphinha.
FLAMENGO PERDE A COPA DO BRASIL
No fim do mês, mais um título perdido assombrou os torcedores rubro-negros. Após perder o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, por 1 a 0, para o São Paulo em pleno Maracanã, na partida de volta no Morumbi, São Paulo e Flamengo empataram por 1 a 1 e o Tricolor Paulista se sagrou campeão do torneio pela primeira vez em sua história.
A derrota na competição culminou também na demissão do argentino Jorge Sampaoli do comando Rubro-Negro. Ao longo de sua passagem pelo Rio de Janeiro, o treinador comandou o Flamengo em 39 oportunidades, sendo 11 empates e 8 derrotas, com um aproveitamento de 60,7%.
Outubro
Foto: Leonardo Fabri/Jungle Fight
CAPIXABA CAMPEÃO DO JUNGLE FIGHT
Logo no primeiro dia do mês, o lutador capixaba Vitor Costa, de 23 anos, se sagrou campeão do Jungle Fight 120, realizado na Arena Tartarugão, em Vila Velha. O atleta venceu uma difícil luta contra o mineiro Rafael Cabeça, que chegou a derrubar o capixaba no primeiro round. Porém, em uma ótima recuperação, Costa aplicou uma guilhotina no adversário e venceu por finalização, ainda no primeiro round.
BOTAFOGO DEMITE LAGE
Outubro também foi mês de mudanças no até então líder do Campeonato Brasileiro. Após uma sequência de resultados ruins e decisões impopulares, o Botafogo decidiu demitir o técnico português Bruno Lage. Além de ter perdido jogos para Flamengo, Atlético Mineiro, Corinthians e Defensa y Justicia (esse culminando na eliminação da Copa Sul-Americana), o técnico também colocou o artilheiro Tiquinho Soares no banco de reservas.
Em sua passagem por solo brasileiro, Lage comandou o Botafogo em 16 oportunidades, sendo 5 vitórias, 7 empates e 4 derrotas. Com a saída do comandante, Lúcio Flávio assume o comando técnico da equipe e terá Joel Carli, ex-zagueiro e ídolo alvinegro, como seu auxiliar
VIRADA HISTÓRICA NO FLU
Em um capítulo importante da Copa Libertadores 2023, o Fluminense derrotou o Internacional, por 2 a 1, no Beira-Rio, e se classificou pela segunda vez em sua história para a final da competição. A semifinal brasileira ainda foi marcada por uma virada incrível da equipe tricolor.
O zagueiro colorado Gabriel Mercado abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo. Ao decorrer do cronômetro, a partida ia se tornando cada vez mais tensa muito pelo fato de diversas chances perdidas de Enner Valencia para matar a partida e classificar o Colorado para a final.
Entretanto, o que se viu foi uma grande virada. Aos 35, Cano tocou para John Kennedy que cavou para empatar a partida. E aos 41, Yony Gonzalez tocou para JK, que de calcanhar tocou para Cano chutar de primeira e fazer o gol da virada tricolor.
FLAMENGO ANUNCIA TITE
Após diversas especulações e uma longa negociação, enfim o Flamengo anunciou Tite, ex-técnico da Seleção Brasileira, como novo comandante Rubro-Negro. O Flamengo firmou contrato com o treinador por um ano e dois meses, ou seja, até dezembro de 2024. Em sua estreia, o comandante derrotou o Cruzeiro, no Mineirão, por 2 a 0, com gols de Ayrton Lucas e Pedro.
Novembro
Foto: Jonathan da Rocha/CBK
CAPIXABA CAMPEÃO BRASILEIRO DE KARATÊ
O capixaba Bruno Conde se sagrou campeão brasileiro de karatê no dia 16 de novembro. O título foi um feito inédito para o capixaba, que conquistou o título na categoria adulto kata pela primeira vez. O campeonato aconteceu em São Bernardo do Campo, em São Paulo.
Além do campeonato, também neste ano Bruno conquistou a medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano e também participou dos Jogos Pan-Americanos pela primeira vez.
FLUMINENSE CAMPEÃO DA LIBERTADORES
O dia 4 de novembro vai ficar marcado para sempre na memória tricolor. Jogando em pleno Maracanã, a equipe de Fernando Diniz, venceu o Boca Juniors por 2 a 1 e conquistou a Copa Libertadores pela primeira vez em sua história.
A partida foi marcada por muita tensão. O artilheiro Germán Cano abriu o placar aos 36 minutos de partida, enquanto o lateral Luis Advincula empatou aos 27 minutos do segundo tempo. Já na prorrogação, o jovem atacante John Kennedy recebeu de Keno para marcar o gol do título tricolor.
BOTAFOGO PERDE
Apesar de uma campanha extraordinária no primeiro turno do campeonato brasileiro, o Botafogo apresentou um desempenho muito abaixo no segundo turno da competição, acumulando maus resultados e derrotas surpreendentes. Duas dessas derrotas exemplificam o que foi o Glorioso no segundo turno.
A primeira é para o Palmeiras, no dia 1 de novembro, jogando no Nilton Santos, o Botafogo no segundo, perdeu de virada, num placar de 4 a 3. Outra derrota foi para o Grêmio, mais uma vez por 4 a 3. O Glorioso ainda conseguiu abrir 3 a 1, mas não soube segurar o placar.
A sequência de resultados negativos, culminou na demissão do técnico interino Lúcio Flávio do comando Alvinegro. Em seu lugar, a diretoria decidiu antecipar a chegada de Tiago Nunes no comando da equipe, que aconteceria apenas em janeiro de 2024.
Dezembro
VASCO SE SALVA DO REBAIXAMENTO
Após lutar durante todo o campeonato contra o rebaixamento, no dia 6 de dezembro, o Vasco venceu o RB Bragantino na última rodada, por 2 a 1, e garantiu a vaga na Serie A de 2024. Com o resultado, a equipe terminou na 15º colocação, com 45 pontos, além disso, o Bahia, que venceu o Galo por 4 a 1, também se salvou da degola. A última vaga na zona de rebaixamento ficou com o Santos, que foi derrotado em casa para o Fortaleza por 2 a 1.
JUSTIÇA DESTITUI EDNALDO RODRIGUES DA PRESIDÊNCIA DA CBF
No início de dezembro, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) decidiu de forma unânime pela destituição de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Por determinação, o órgão escolheu como interventor José Perdiz, atual presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
A decisão aconteceu pelo fato de que a justiça entendeu que Ednaldo mudou as regras de eleição para presidência da entidade, agindo em benefício próprio para sua eleição.
FLUMINENSE É DERROTADO PARA O CITY NO MUNDIAL
Após vencer o Al-Ahly na semifinal do Mundial de Clubes, por 2 a 0, e se classificar para a final da competição, o Fluminense foi derrotado pelo Manchester City por 4 a 0. Os gols da partida foram marcados por Julian Alvarez (2x), Nino (contra) e Phil Foden.
O resultado sagrou o Manchester City campeão do Mundial de Clubes pela primeira vez em sua história, enquanto o técnico Pep Guardiola vence pela terceira vez a competição Barcelona (2009 e 2011) e City (2023).